O que o bom vendedor precisa para ser líder

Existe uma ideia, antiga, diga-se de passagem, que um bom profissional de vendas é aquele que faz com que o cliente aceite pagar pelo produto que está sendo oferecido a ele. Ou seja, que saiba vender. Sim, isso é verdade. Mas e o vendedor que deseja ser líder? Para ser realmente um ótimo profissional e se tornar líder de uma equipe comercial é preciso mais do que saber vender. Isso fica bem evidente quando esse ótimo vendedor é promovido para liderar um grupo e fracassa no novo cargo, ainda que a área seja a mesma. Essa, aliás, é uma cena muito comum no mundo corporativo. Afinal, o que faltou a esse excelente vendedor para que ele obtivesse o mesmo sucesso em um cargo de liderança? É simples: o que falta a qualquer profissional que quer crescer na carreira, independentemente do segmento de atuação: estratégia de trabalho, visão ampla de mercado, da empresa e do setor de atuação. Estamos em um momento em que um líder comercial não pode mais só olhar as vendas. Ele precisa saber selecionar uma boa equipe, entender e disseminar a cultura da empresa, dominando o marketing da mesma, além de aprender a lidar com o novo comportamento dos clientes e a construir metas, mesmo diante de um cenário de pouca previsibilidade. É necessário se aperfeiçoar na parte estratégica do negócio, deixando de olhar apenas o operacional. Ser realmente bom, hoje em dia, exige muito conhecimento ou, no mínimo, vontade de aprender. Terão mais chances no mercado de trabalho, os profissionais que desenvolverem habilidades amplas, que vão muito além das competências habituais.

Luiza Castanho, criadora da Maior Comunidade de Academias High Ticket
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