A experiência do cliente na sua academia deve ser o maior diferencial da sua empresa.

A experiência do cliente na sua academia deve ser o maior diferencial da sua empresa.

Criar uma marca de valor não acontece por acaso. Acontece porque nós desenhamos passo a passo a experiência do cliente, desenhamos os processos e os pontos de contato entre o cliente e todos os serviços da empresa, pensando em entregar a excelência naquilo que nos propomos.

Em todos os mercados existem empresas seguidoras e genéricas, e a minoria se posiciona como líder.

Empresas líderes são as que ganham mais dinheiro e determinam tendências. Abrem caminho para as empresas seguidoras. Não são as maiores nem as mais ricas. São as mais inovadoras, mais ágeis, mais criativas, as que criam soluções. Ou são simplesmente as que entregam acima do que prometem aos clientes.

Empresas seguidoras iniciam o negócio fazendo a seguinte pergunta: Como as coisas funcionam por aqui?

Empresas líderes iniciam o negócio fazendo a seguinte pergunta: Como fazer as coisas de forma diferente por aqui?

SOBRE OS TIPOS DE CLIENTES QUE ENCONTRAMOS NO MERCADO:

Existem dois tipos de clientes no nosso mercado. O pior cliente é aquele que compra porque precisa, e o melhor cliente é aquele que compra porque deseja.

Quem compra por desejo diz: encontrei uma empresa que entrega exatamente do jeito que eu quero, que eu preciso, que me entende e que me atende. E nesse espaço, onde a promessa supera a expectativa, o preço não é discutido!

Existem clientes que querem preço, não importa a qualidade. E existem clientes que querem qualidade, não importa o preço!

A percepção de valor do cliente que compra por desejo está relacionada ao valor da sua marca e a experiência que ele vivencia na sua academia vende mais do que qualquer produto ou serviço.

COMO OBTER MELHORES RESULTADOS:

Se você deseja iniciar um trabalho voltado para a experiência do cliente, preste atenção nesta dica!

As academias, em seus vários segmentos; cometem o erro de vender coisas que os clientes não querem mais.

Fazendo uma avaliação generalista, o mercado oferece aos clientes 8 conceitos ultrapassados: Musculação, Ginástica, Cardio, Avaliação Física e Prescrição de Treino. E oferece ainda como maior diferencial: Atendimento, Qualidade E Estrutura. Garanto à você que isso não funciona mais!

No mundo da EXPERIÊNCIA existem novos conceitos que são importantes para conectar os clientes aos serviços de uma academia. Procure vender e entregar: Metodologia, Programas, Coaching, Tempo, Experiência, Conveniência e Resultado.

Fique atento, perceba as mudanças de consumo dos seus clientes, e procure se adaptar rapidamente. A “experiencialização” é o novo comportamento de consumo. E a sua academia não pode ficar de fora desse novo conceito.

Lembre-se que o cliente que compra por desejo é o melhor cliente e que se você for capaz de entregar experiências memoráveis, não terá problemas em cobrar o que quiser no seu negócio.

Luiza Castanho

Idealizadora, Sócia e Diretora Geral da Consultoria. Já realizou trabalhos relacionados a mudança de posicionamento de mercado para centenas de clientes desde 2006 no varejo alimentar e de materiais para construção.

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