Como diria Chacrinha, "quem não se comunica se trumbica"

Como anda a sua comunicação com o cliente? Há erros imperdoáveis que podem fazer com que aqueles que consomem seu produto ou serviço afastem-se de você. Um deles é não possuir um site ou uma rede social de fácil navegação e compreensão que sirva de vitrine para aquilo que você tem a oferecer. Costumo dizer que se você não é “.com”, você não é nada. E, muita atenção: há pesquisas que mostram, por exemplo, que quando o site de uma marca não atende as expectativas dos consumidores, 43% deles imediatamente acessam o de um concorrente. E 41% não dão uma segunda chance a um site que não proporciona uma boa experiência de navegação. Outro erro crasso é não ter ferramentas que possibilitem uma troca de informação ágil, como é o caso do WhatsApp. As pessoas estão cada vez mais tecnológicas e esperam que os problemas ou dúvidas que possam surgir na relação com você sejam, digamos, visualizadas ou detectadas rapidamente e de maneira prática. Agora, de nada adianta ter esses canais de comunicação se você falha em uma resposta ou solução ágil. Definitivamente, não dá para deixar para depois, algo que as pessoas esperam que sejam resolvidas imediatamente. Caso você não tenha uma resposta imediata, é de bom tom dar uma satisfação ao cliente e estabelecer um prazo tolerável para uma solução. Conheço pessoas que trocaram de operadoras de telefonia, por exemplo, porque a resolução de um problema técnico de internet poderia ser analisado em até uma semana. Oras, é muito mais fácil, portanto, trocar de operadora, concorda? E, claro, é igualmente imperdoável dar aquele deplorável “perdido” no cliente até que você tenha uma solução para o problema dele. Erros como esses fazem com que ele fuja de você para sempre, deixando claro, para quem quiser ouvir, que seu serviço é muito ruim. Quer mais? É péssimo se sua comunicação oferecer um produto “X” e, na prática, é entregue “Y”. Ah, meu amigo, nesse caso, pode ter certeza, não sobrará um único cliente. Afinal, credibilidade é fundamental nos negócios.

Luiza Castanho, criadora da Maior Comunidade de Academias High Ticket