Conhecer bem para servir melhor

Quem está na chamada linha de frente de seu negócio, atendendo os clientes, precisa saber muito bem o que é oferecido a eles. Isso vale para todos setores. É imperdoável entrar em um estabelecimento e o atendente não saber informações básicas sobre o que está sendo vendido. Pegue um restaurante como um exemplo. Como você se sentiria se o garçom não soubesse explicar como é o prato que pensa em pedir? Ou, ainda, se ele não tivesse noção de todo o resto que é apresentado no cardápio, quando você pede uma sugestão? Analisando a questão sob o prisma da eficiência, quando o atendente conhece bem o produto ou serviço oferecido, ele consegue cativar o cliente. E isso é muito bom para todos aqueles que dependem do negócio. Se o garçom não só conhece todos os pratos, como é capaz de sugerir aquilo que o cliente vai gostar, por se mostrar interessado em servir bem, a ponto de perguntar, em uma breve conversa, sobre os gostos dele, ou por saber que existe uma sobremesa feita especialmente para aquele dia, as chances de fazer um ótimo atendimento são enormes Não se engane: tudo isso é perfeitamente treinável. Educação e cordialidade podem vir de berço, mas atendimento de primeira é moldado. Algo que está nas mãos de todo bom gestor.

Luiza Castanho, criadora da Maior Comunidade de Academias High Ticket