O mercado fitness está mesmo ascendendo ao luxo?

Foto: Recepção da Encore Fitness - Rússia

Nos últimos anos, e principalmente, após a C19, temos vivenciado uma verdadeira revolução em nossa relação com a saúde e o bem-estar. Não é mais novidade que as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de cuidar do corpo e da mente, e essa mudança de comportamento tem transformado a forma como buscamos soluções no mercado fitness. Já não queremos apenas frequentar uma academia para cumprir a rotina de exercícios; procuramos, na verdade, um espaço que se adapte ao nosso estilo de vida e que compreenda nossas necessidades individuais.

Nesse contexto, a personalização, a exclusividade e a diferenciação se transformam em protagonistas na prestação de serviços. Afinal, somos seres únicos, com objetivos e preferências distintas. Queremos ser reconhecidos e acolhidos em nossas particularidades, e isso tem impulsionado o desenvolvimento de serviços e produtos com estas finalidades. Desejamos que nosso treino seja desenhado pensando em nossas metas, sejam elas perder peso, ganhar massa muscular ou simplesmente manter um estilo de vida saudável. Porém, isso não é tudo. Pertencer, tem sido uma busca constante das pessoas, e posicionar a nossa marca de forma estratégica, apresentando esse diferencial de serviço no mercado, pode ser um fator decisivo para o sucesso do seu negócio.

E, como seres humanos complexos que somos, buscamos também experiências mais completas e prazerosas. Queremos que nossos momentos de atividade física sejam cercados de relaxamento e cuidados com a saúde, integrando corpo e mente em um ambiente agradável, divertido e inspirador.

Essa valorização da experiência tem sido um dos motores do crescimento do mercado de academias e studios premium e de luxo, que oferecem muito mais do que aparelhos de musculação e ginástica – proporcionam uma vivência única e enriquecedora, capaz de fazer com que os melhores momentos dos clientes sejam vividos dentro das nossas fronteiras!

Em resumo, a mudança de comportamento do consumidor, a demanda por personalização e a valorização da experiência estão convergindo para a ascensão do mercado fitness premium e de luxo. E, ao abraçar essas tendências, temos a oportunidade de promover uma transformação no mercado, que há muito tempo entrega serviços e produtos genéricos, e que por esses, dentre outros motivos, não é reconhecido de fato da forma que realmente merece. A certeza dessa falta de reconhecimento vem estampado nos preços baixos que o mercado pratica há anos.

Por fim, a crescente demanda por experiências premium no mercado fitness tem provocado um efeito positivo na indústria como um todo. A concorrência tem impulsionado melhorias em todos os segmentos, elevando a qualidade dos serviços, instalações, tecnologia e equipamentos disponíveis. E, mesmo que nem todos possam desfrutar dos luxos das academias mais sofisticadas, a busca pela excelência acaba beneficiando um número cada vez maior de pessoas, mercados e empresas.

Dessa forma, a ascensão do mercado fitness premium e de luxo reflete a busca por uma vida mais saudável, equilibrada e prazerosa. E, no final das contas, isso é o que realmente importa – pois a verdadeira riqueza está em nosso corpo e mente saudáveis, e na conexão com pessoas. E conectar pessoas é o que fazemos de melhor. Ou, deveria ser!

O empresário que ousar investir neste mercado, não só estará atento a uma demanda reprimida, com baixa concorrência e muito lucrativa, mas também estará fortalecendo, através do fitness, um dos mercados que mais cresce no mundo, o mercado do LUXO.

Luiza Castanho, criadora da Maior Comunidade de Academias High Ticket