Será que não existe mão de obra qualificada e disponível no mercado fitness, ou os profissionais qualificados que não querem trabalhar para a sua empresa?
Não é de hoje que eu escuto empresários e líderes do mercado reclamando que “não existe mão de obra qualificada e disponível para contratação”. E é óbvio que eu concordo com isso. Recentemente um empresário me perguntou se estamos vivendo um apagão de mão de obra de profissionais pois ele simplesmente não consegue contratar um bom professor ou vendedor há mais de 6 meses.
O fato é que temos muitas variáveis para tratar quando o assunto é mão de obra, Recursos Humanos ou Gestão de Talentos, seja dentro ou fora do mercado fitness.
Eu circulo por vários setores, desde varejo e indústria e a reclamação é muito parecida independente do mercado ou setor. E acredito que isso acontece porque estamos vivendo um momento onde a informação, sobre tudo o que somos e fazemos, chega cada vez mais rápido às pessoas. Também porque essas informações são determinantes para que os profissionais percebam valor ou a falta de valor na sua marca. E é sobre isso que quero tratar com você neste artigo.
Acredito que, assim como a sua empresa faz marketing para atrair bons clientes, você deve começar a se preocupar em fazer marketing para atrair bons profissionais, visto que, os melhores profissionais sempre tiveram a possibilidade de escolher onde querem trabalhar, restando para quem não sabe se posicionar, apenas os profissionais abaixo da média, e com alguma sorte, os profissionais que desempenham dentro da média.
Eu acredito também que podemos dividir os profissionais em 3 categorias distintas, e aqui não vamos falar de hierarquia, formação acadêmica ou o nível da carreira em que esse profissional se encontra. A ideia é mostrar a você a minha visão do “porquê” você não encontra bons profissionais disponíveis para contratação, independente do seu modelo de negócio, mercado ou setor.
Eu divido as 3 categorias da seguinte forma: MAIORIA, MINORIA e EXCEÇÃO, sendo que a MAIORIA são os profissionais que entregam dentro ou abaixo da média do mercado, ou da sua classe de profissionais que ocupa, e que por isso, foram desligados da empresa e estão buscando recolocação em outra empresa. Ou, ainda estão empregados, mas estão buscando recolocação pois sabem que não têm chance de crescimento ou de permanência a curto prazo na empresa para a qual trabalham.
Já a MINORIA são os profissionais que entregam acima da media e buscam reconhecimento, valorização, um bom ambiente de trabalho e oportunidade de crescimento na carreira. E acreditem, nem todo profissional quer essas coisas, e nem todos que querem essas coisas, fazem algo por merecer.
A MINORIA dos profissionais podem estar empregados em empresas que não os valorizam e por isso estão sempre de olhos abertos para boas e novas oportunidades. Ou já tomaram a decisão de sair da empresa para buscar essas novas oportunidades. Por isso, se a sua marca souber comunicar bem, e tiver uma ótima proposta de valor para esses profissionais, certamente terá sucesso na atração e fidelização, construindo times acima da média e gerando muito mais resultados para sua a sua empresa.
E a EXCEÇÃO são os profissionais que estão acima da média e que provavelmente não vão trabalhar na sua empresa, a não ser que você os transforme em sócios. São profissionais que já foram para o próximo nível e que não percebem mais valor de crescimento apenas na hierarquia da sua empresa. Para eles, não basta mais ser um gestor, diretor ou até um CEO. Eles querem mais que ser apenas o melhor empregado do seu departamento ou o líder da sua empresa, eles querem empreender e criar negócios com as próprias estruturas e a própria essência, que vão fazer dele um profissional único, assim como você, que é empresário, e que um dia tomou essa mesma atitude.
Dessa forma, as chances de conseguir bons profissionais com uma proposta de valor abaixo ou dentro da média de mercado dificulta essa tarefa absurdamente, pois você só vai conseguir atrair a MAIORIA.
Se aplicarmos “PARETO” nessa que pode ser uma regra de mercado, mas volto a afirmar que essa é uma visão minha e que não há nenhum estudo que comprove o que estou dizendo, podemos afirmar que, a cada 100 profissionais de uma mesma área, 80 farão parte da maioria, 19 da minoria e 1 da exceção. E é por isso que tão difícil encontrar bons profissionais disponíveis, e se você só está atraindo profissionais de baixo ou médio desempenho, é porque a sua proposta de valor é insuficiente para atrair os melhores.
Lembre-se de construir uma imagem positiva como marca empregadora, indo muito além de oferecer benefícios obrigatórios como: VT, VR ou 13º salário. Isso não atrai nenhum talento!
Pense em benefícios de carreira, sistema de meritocracia, avaliação de desempenho, clima organizacional, cultura forte, treinamento e desenvolvimento, flexibilidade de horário, reconhecimento e valorização, valorize a família do seu colaborador, ajude-o a realizar os seus sonhos, dê suporte financeiro e emocional sempre que ele precisar, e se transforme na melhor empresa para qualquer pessoa trabalhar.
Quantos profissionais podem colocar o nome da sua empresa na seguinte afirmação: MEU SONHO É UM DIA SER BOM O SUFICIENTE PARA SER ADMITIDO NA EMPRESA… “SUA MARCA”?
Lembre-se que “uma empresa é um conjunto de pessoas trabalhando pelo mesmo propósito. Ou deveria ser!” – Sandro Magaldi.
Sua estrutura ou os seus equipamentos são importantes para diferenciar e criar valor para o seu negócio, mas o seu maior ativo são as pessoas do seu time!
Espero que este artigo tenha o ajudado a refletir sobre o seu posicionamento de marca, sobre o que você oferece hoje para a sua equipe e que você tenha conseguido muitos insights para criar uma nova proposta de valor para os seus colaboradores.
Forte abraço!